Nesta quinta-feira (24), demos mais um passo importante para o crescimento do Projeto Bike Art. Nossos vendedores e supervisores, que fazem parte da primeira turma do projeto, concluíram o treinamento de capacitação para vendas. Foram seis encontros de muito aprendizado, trocas e evolução. Graças à parceria com o projeto Beleza em todas as suas formas – coordenado pela Flavia Cortinovis -, e através das aulas espetaculares conduzidas pela Andrea Barbi, os colaboradores saíram preparados para levar a todos o melhor atendimento.

Durante os seis encontros, os colaboradores assistiram às aulas no espaço da Academia Alfaparf, na Vila Mariana, em São Paulo. As aulas foram sobre: comportamento, higiene, apresentação pessoal, relação profissional, como lidar com o próprio dinheiro e aprenderam mais sobre os produtos alimentícios que vendem, que fazem parte da linha zero açúcar da Gold&Ko. A turma, composta por jovens com síndrome de Down e por seus supervisores, aprendeu através de um material teórico e também com exemplos práticos, a fim de chegar mais próximo possível dos atendimentos reais do dia a dia.

Além da capacitação profissional, as aulas serviram também para trabalhar a independência, a autonomia, os sentimentos, o comportamento e esclarecer dúvidas, tudo isso no tempo de cada jovem com síndrome de Down. Para os supervisores, o curso foi fundamental para passar informação, tirar dúvidas e esclarecer sobre esse mundo de possibilidades. Foi uma experiência de troca para todos.

Ao longo do treinamento, a equipe recebeu algumas visitas, entre elas do Maquiador Alex Cardoso, que deu uma aula de automaquiagem para as equipes do Bike Art  e do projeto Beleza em Todas as suas formas. No último encontro, as profissionais de beleza Cynthia Jonas e a Débora Taira deram uma aula de cuidados com a pele e ensinaram o básico da maquiagem, para que as jovens pudessem repetir sozinhas. Os meninos também passaram por cuidados, através dos tratamentos rápidos com máscaras. Todos passaram por uma transformação, essas conduzidas pela equipe de profissionais do projeto Beleza em Todas as Suas Formas.

Enquanto os jovens faziam os tratamentos de beleza, os supervisores passaram pelo último treinamento que explorou vários assuntos, como: a trissomia do 21, as deficiências, a sociedade, os pré-conceitos, procedimentos e demais informações que ajudam no atendimento ao jovem. Ao final, os supervisores reuniram-se e escreveram algumas frases para levar ao dia a dia, no trabalho com os jovens, são elas: Confiança (são capazes); Acreditar na capacidade; Coragem para dar oportunidade; E a clássica do Raul Seixas “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante/ Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo…”.

O treinamento é uma importante etapa para realizar o que o projeto Bike Art tem como propósito, que é oferecer ao jovem com deficiência seja ela intelectual ou física, o emprego apoiado. O capacitando e preparando- o para o mercado de trabalho. Com o objetivo de ter sua própria independência financeira, mais autonomia e inseri-lo na sociedade, assim como qualquer outra pessoa está inserida.


FAÇA A SUA DOAÇÃO