FAÇA A SUA DOAÇÃO

“Um Livro, Crianças e Muitas Histórias”

É a primeira aventura do Menino Maluquinho com seus novos amigos: Chico, um garoto com síndrome de Down, e suas irmãs Maria Clara e Maria Antônia. Escrita por Manuel Filho e com ilustrações de Ziraldo Produções, a história é narrada de maneira poética, sensível e com ilustrações de aquecer o coração.

Um Livro, Crianças e Muitas Histórias

A Imaginação de Cada Um

Esporte e Brincadeira tem hora. E é agora!

Sobre o Menino Maluquinho, de Ziraldo

O Menino Maluquinho, personagem mais famoso de Ziraldo, encanta diversas gerações. O garoto que tinha o “olho maior do que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés” se comunica com facilidade e cria identificação com crianças e adultos. Sendo assim, as aventuras do Menino Maluquinho e Chico e suas Marias podem conscientizar as pessoas sobre empatia e respeito. As histórias literárias têm sempre, como pano de fundo, a empatia e destacam, de forma simples e lúdica, os temas ligados ao universo das pessoas com deficiência – principalmente as deficiências intelectuais, como a síndrome de Down.

O escritor Manuel Filho, sob supervisão de Ziraldo, está à frente do projeto. Durante o desenvolvimento da ideia, a equipe de Ziraldo realizou um profundo estudo sobre os detalhes da rotina de Chico e das Marias para construir tramas fiéis ao dia a dia de uma criança com trissomia 21.

O Menino Maluquinho fala de maneira direta, poética e divertida de relações familiares, de amizade, afeto, perdas. E por isso, porque os sentimentos humanos não mudam, os novos tempos e as novas tecnologias não foram e nem são barreiras para novos leitores. O Menino Maluquinho está cada vez mais atual e pode levar a ideia da inclusão”, afirma Manuel. A primeira aventura é Um Livro, Crianças e Muitas Histórias. A cada mês uma nova história será lançada e distribuída para todo o Brasil
.

Sobre o projeto

Inclusão é uma questão de propósito. E falar desse assunto tão importante, de maneira literária, educativa e ao mesmo tempo divertida não é para qualquer um. Ziraldo “emprestou” o Menino Maluquinho, uma das suas maiores criações para, juntamente com Manuel Filho, o autor responsável por ter reunido, pela primeira vez, os amigos do Menino Maluquinho com a Turma da Mônica em grandes aventuras, para criar histórias inclusivas. Desta vez, na companhia de Chico e suas Marias, foram criadas 9 histórias. Chico e suas Marias – o garoto de sete anos que tem síndrome de Down e as irmãs, Maria Clara e Maria Antônia, são um marco. As histórias, que vão ser distribuídas para todo o Brasil, gratuitamente, trazem aventuras que tratam sobre conscientização. As pessoas, com informação, sensibilidade e empatia, podem formar uma sociedade inclusiva e que sabe conviver com as diferenças.

Sobre Chico e suas Marias

Francisco, de sete anos, nasceu com síndrome de Down. O menino que todos chamam de Chico, e as irmãs dele, Maria Clara, de cinco anos, e Maria Antônia, de três anos, têm tanto a falar e mostrar como é possível viver muito bem com as diferenças, que foi criado um portal de conteúdo e de entretenimento para o trio. A mãe de Chico e suas Marias, a empreendedora social Thaissa Alvarenga, faz os registros diários, divulgando informações sobre a trissomia 21, acolhendo e transformando a realidade das famílias. Todos os dias o portal mostra aventura, amizade, amor, empatia, muita diversão, brincadeiras e a certeza que a inclusão deve ser prioridade na rotina de cada um de nós.

Sobre a Ong Nosso Olhar

A ONG Nosso Olhar começou a existir quando Chico, que hoje tem sete anos, nasceu, com síndrome de Down, o que transformou a vida da família. Thaissa Alvarenga, naquele momento, nem desconfiava, mas estava iniciando um grande trabalho pela inclusão e pelo respeito às diferenças. O primeiro passo de Thaissa foi criar um portal de conteúdo, com o objetivo de modificar as realidades das famílias, acolher e informar a população sobre a síndrome (Trissomia 21).

O projeto cresceu tanto que foi criada a ONG Nosso Olhar, há aproximadamente quatro anos. A missão é de mobilizar e educar a sociedade para um mundo mais inclusivo. Os projetos idealizados têm o objetivo de garantir a capacitação, a inserção no mercado de trabalho, a independência financeira e a autonomia das pessoas com deficiência.

Sobre Thaissa Alvarenga

O nascimento de seu primeiro filho, Chico, mudou a vida da empresária Thaissa Alvarenga. O menino, que tem síndrome de Down (Trissomia do 21), foi a grande motivação para que ela transformasse as incertezas em novos caminhos. Thaissa, que é publicitária e era executiva com carreira consolidada no ramo Imobiliário, deixou a rotina em uma grande empresa para se transformar em uma empreendedora social.

Thaissa fundou a ONG Nosso Olhar. A ONG é hoje um espaço de mobilização, educação e informação que incentiva, por meio de seus projetos, a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, nas atividades artísticas e culturais. “Eu acredito em propósito e a ONG veio para contribuir com a causa da inclusão e levar informação à sociedade. Meu grande objetivo é proporcionar novas possibilidades para as próximas gerações e suas famílias”, explica ela.

Para isso ela foi além e agora atua como empreendedora social. O propósito de Thaissa é levar qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, por meio dos projetos da ONG que acolhem, apoiam o desenvolvimento, a inserção social e autonomia. Por acreditar no trabalho em rede, Thaissa une forças e atua em conjunto com outros projetos, instituições e pessoas que acreditam na causa.

Thaissa participa ainda do Conselho do Hospital Albert Einsten, que acolhe e orienta as mães que recebem seus filhos recém-nascidos com T21 ou outras deficiências intelectuais.

Vídeos

Foi emocionante para Thaissa e as crianças receberem na ONG Nosso Olhar o totem com o desenho de Ziraldo. Ao lado do Menino Maluquinho, vemos Chico e suas Marias como personagens de uma grande aventura. Confira a reação deles ao se verem como integrantes dessa turma em tamanho real!
As novas aventuras do Menino Maluquinho ao lado de Chico e Suas Marias são uma maneira muito especial de levar inclusão e diversidade às famílias. Afinal, as obras de Ziraldo encantam adultos e crianças há gerações! Thaissa Alvarenga, fundadora da ONG Nosso Olhar, traz recordações valiosas da época em que lia suas histórias, confira no vídeo!

Inclusão, diversidade e empatia são alguns dos temas trabalhados nas novas histórias do Menino Maluquinho com Chico e Suas Marias. Será a primeira vez que um personagem com síndrome de Down participa das aventuras do maior sucesso de Ziraldo.