“Um Livro, Crianças e Muitas Histórias”

É a primeira aventura do Menino Maluquinho com seus novos amigos: Chico, um garoto com síndrome de Down, e suas irmãs Maria Clara e Maria Antônia. Escrita por Manuel Filho e com ilustrações de Ziraldo Produções, a história é narrada de maneira poética, sensível e com ilustrações de aquecer o coração.

Um Livro, Crianças e Muitas Histórias

A Imaginação de Cada Um

Esporte e Brincadeira tem hora. E é agora!

Sobre o Menino Maluquinho, de Ziraldo

O Menino Maluquinho, personagem mais famoso de Ziraldo, encanta diversas gerações. O garoto que tinha o “olho maior do que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés” se comunica com facilidade e cria identificação com crianças e adultos. Sendo assim, as aventuras do Menino Maluquinho e Chico e suas Marias podem conscientizar as pessoas sobre empatia e respeito. As histórias literárias têm sempre, como pano de fundo, a empatia e destacam, de forma simples e lúdica, os temas ligados ao universo das pessoas com deficiência – principalmente as deficiências intelectuais, como a síndrome de Down.

O escritor Manuel Filho, sob supervisão de Ziraldo, está à frente do projeto. Durante o desenvolvimento da ideia, a equipe de Ziraldo realizou um profundo estudo sobre os detalhes da rotina de Chico e das Marias para construir tramas fiéis ao dia a dia de uma criança com trissomia 21.

O Menino Maluquinho fala de maneira direta, poética e divertida de relações familiares, de amizade, afeto, perdas. E por isso, porque os sentimentos humanos não mudam, os novos tempos e as novas tecnologias não foram e nem são barreiras para novos leitores. O Menino Maluquinho está cada vez mais atual e pode levar a ideia da inclusão”, afirma Manuel. A primeira aventura é Um Livro, Crianças e Muitas Histórias. A cada mês uma nova história será lançada e distribuída para todo o Brasil
.

Sobre o projeto

Inclusão é uma questão de propósito. E falar desse assunto tão importante, de maneira literária, educativa e ao mesmo tempo divertida não é para qualquer um. Ziraldo “emprestou” o Menino Maluquinho, uma das suas maiores criações para, juntamente com Manuel Filho, o autor responsável por ter reunido, pela primeira vez, os amigos do Menino Maluquinho com a Turma da Mônica em grandes aventuras, para criar histórias inclusivas. Desta vez, na companhia de Chico e suas Marias, foram criadas 9 histórias. Chico e suas Marias – o garoto de sete anos que tem síndrome de Down e as irmãs, Maria Clara e Maria Antônia, são um marco. As histórias, que vão ser distribuídas para todo o Brasil, gratuitamente, trazem aventuras que tratam sobre conscientização. As pessoas, com informação, sensibilidade e empatia, podem formar uma sociedade inclusiva e que sabe conviver com as diferenças.


FAÇA A SUA DOAÇÃO