O tema tem como propósito a conexão da comunidade global a cerca da causa da Trissomia 21

Em 2020 todo o mundo se reinventou e teve que aprender a conviver com a distância física. A pandemia de Covid-19, que levou as pessoas à quarentena, deu ainda mais força para uma pratica que já era usada, mas não para tantas atividades. O trabalho, o estudo, a consulta, a reunião, os eventos e muitas outras práticas do dia a dia passaram a ser “on-line”. Refletindo as novas maneiras adotadas, a Federação Brasileira das Associações de síndrome de Down escolheu o tema ‘Conectar’ para dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março. Abaixo, a mensagem publicada pela instituição em seu site convida a todos para enviarem seus planos para a celebração e “Se Conectar”:

“O dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março, é uma oportunidade anual única para a comunidade global da síndrome de Down se conectar ainda mais. Nós nos CONECTAMOS para que possamos:

  • Compartilhar ideias, experiências e conhecimentos,
  • Capacitar uns aos outros para defender direitos iguais para pessoas com síndrome de Down, e
  • Alcançar as principais partes interessadas para gerar mudanças positivas.

Estamos nos preparando para o Dia Internacional da Síndrome de Down de 2021 e queremos saber os seus planos para comemorar este dia para que possamos CONECTAR a comunidade global de síndrome de Down. Envie para federacaodown@federacaodown.org.br

Imagem: Arte publicada pela Federação Down

De hoje até dia 21 de março de 2021 motivamos a todos a se CONECTAR! O que você pode fazer? Incentivar as pessoas com síndrome de Down, famílias, defensores, profissionais e organizações a celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down com suas próprias atividades.

Vá em frente e planeje o que for possível e seguro!

Defenda a igualdade de direitos para pessoas com síndrome de Down em suas atividades e se possível, inclua ideias sobre o tema “CONECTAR”. Vamos juntos! Mas não se esqueçam: saúde e segurança em primeiro lugar‼️”.

Sobre o dia Internacional da Síndrome de Down

A celebração foi organizada pela primeira vem em 2006, a Associação de Síndrome de Down de Singapura (Down Syndrome Association Singapore) lançou e hospedou o site WDSD de 2006-2010, em nome da Down Syndrome International (DSI), para que as atividades globais fossem registradas.

A Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down trabalhou com a Down Syndrome International e seus membros para lançarem uma ampla campanha para gerar apoio internacional.

Após o trabalho em conjunto e esforços de Brasil e Polônia, a resolução foi aprovada por consenso durante a reunião plenária do Terceiro Comitê da Assembleia Geral das Nações Unidas na quinta-feira, 10 de novembro de 2011.

Logo depois, grupos e associações da síndrome de Down em todo o mundo fizeram campanha para que seus governos copatrocinassem a resolução. A resolução acabou sendo copatrocinada por 78 Estados-Membros da ONU.

Além disso, a DSI lançou uma petição internacional para a adoção do Dia Mundial da Síndrome de Down pela ONU. Essa petição recebeu mais de 12.000 assinaturas em um período de 2 semanas e foi apresentada ao Presidente do Terceiro Comitê.

Em 19 de dezembro de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 21 de março como o Dia Mundial da Síndrome de Down (A/RES/66/149).

A Assembleia Geral decidiu, com efeitos a partir de 2012, observar o Dia Mundial da Síndrome de Down em 21 de março de cada ano, e convida todos os Estados-Membros, organizações relevantes do sistema das Nações Unidas e outras organizações internacionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não governamentais organizações e o setor privado, para celebrar o Dia Mundial da Síndrome de Down de forma adequada, a fim de aumentar a consciência pública sobre a síndrome de Down.

Para chegar a essa data, o Governo do Brasil, a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e a organizações membros foram fundamentais para que a petição internacional pudesse chegar a tantos países. Desde então, a data ganha um novo tema a cada ano para levar conscientização e informações sobre a deficiência intelectual.

Fonte: Federação Down e Word Down Syndrome International