Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Uma foto emocionou a todos nas redes no último domingo (24), o enfermeiro Raimundo Nogueira abraçou o jovem Emerson Júnior, que tem síndrome de Down, a fim de convencê-lo a usar a máscara de oxigênio. O profissional teve essa atitude para tranquilizar o rapaz que estava com medo de colocar a máscara. Emerson havia sido diagnosticado com Covid-19 e precisava fazer uso da máscara de oxigênio. Nesta manhã, o jovem morreu pelas complicações da Covid, em Manacapuru, no interior do Amazonas, segundo reportagem do Uol.

A morte do rapaz aconteceu depois de nove dias de internação. O hospital havia pedido um leito de UTI à central de regulação do estado logo no início da internação, mas a vaga foi disponibilizada apenas cinco dias depois. Segundo a reportagem, o paciente vinha apresentando melhoras e a expectativa era de que fosse transferido hoje para uma UTI em Manaus, mas faleceu nesta manhã.

Nós, da ONG Nosso Olhar, lamentamos a morte de Emerson e de todas as vítimas dessa doença que tem provocado muita dor. Expressamos ainda a nossa indignação diante da realidade vivida por muitos pacientes que não tiveram a chance de receber os cuidados necessários, pois não encontraram vagas nos leitos de UTI.