A Nutricionista Cristiane Durante dá dicas de alimentação para manter a imunidade alta.

 Diante da pandemia de Covid-19, doença infecciosa causada pelo novo coronavírus, voltar a atenção para a alimentação é muito importante. Neste cenário, a nutrição é uma forte aliada para manter a imunidade em alta e cuidar da saúde. Foi pensando nesses cuidados que a Nutricionista Ortomolecular, Cristiane Durante, respondeu algumas perguntas e trouxe muitas informações, com dicas de uma alimentação mais rica para este período.

Foto: Arquivo pessoal.

Com extensão em Nutrigenômica, a profissional tem ainda Especialização em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clinica Esportiva. Ela atua como Nutricionista do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos de Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP. Neste momento de pandemia, ela tem se adaptado e feito consultas online. Abaixo, ela respondeu algumas questões:

Nosso Olhar: Diante da pandemia que estamos vivendo é importante pensar na saúde. Como podemos ter a alimentação como aliada para aumentar a nossa imunidade?

Cristiane Durante: O equilíbrio nutricional neste momento que estamos vivendo, é de suma importância para mantermos o nosso sistema imunológico em alta.

O ideal é que a pessoa tenha sempre níveis de vitamina C adequados diários. Assim, o sistema imunológico fica fortalecido e os riscos de contrair doenças, como a gripe e o resfriado diminuem.

Após ser ingerida, a vitamina C participa de diversas ações bioquímicas vitais para o organismo, assim fortalece o sistema imunológico, a pele, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames. O nutriente também conta com forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres.

NO: Agora que entendemos a importância da vitamina C, quais alimentos têm vitamina C além da laranja?

CD: Alimentos ricos em vitamina C: laranja, limão, acerola, morango, kiwi, mamão papaia e goji berry. Alimentos cítricos em geral, também contêm alto índice de vitamina C.

NO: É importante mantermos uma alimentação bem equilibrada sempre, mas neste momento a necessidade é ainda maior.  Pensando na rotina de ficar em casa, que é a realidade de muitas pessoas, quais alimentos são fundamentais para manter esse equilíbrio?

CD: Uma boa alimentação auxilia no processo de fortalecimento do sistema imunológico, responsável por combater corpos estranhos, como vírus, que entram no corpo humano e podem causar doenças, alguns alimentos são capazes de fortalecer o sistema imunológico. No geral, alimentos ricos em nutrientes como ômega-3, vitaminas A e C, zinco, selênio, ferro, glutamina são os principais parceiros do sistema imunológico e a suplementação da vitamina D quando necessária e exposição de 15 minutos ao sol.

NO: Em relação a hidratação, tão importante sempre, quais dicas pode dar às pessoas que não têm costume de beber água?

CD: Sobre a hidratação, a água é um elemento fundamental no transporte e distribuição de vitaminas, minerais, glicose, oxigênio e outros nutrientes para as células. Além destas funções vitais, também regula a temperatura do corpo; protege nossos órgãos vitais e os ajuda a absorver melhor os nutrientes; auxilia no metabolismo; protege e hidrata nossas articulações e células.

A minha recomendação é a ingestão diária por adultos de no mínimo 1,500 a 3,000L ou em torno de 30 a 40ml/kg de peso corpóreo de água pura, sem contar o consumo de sucos naturais e chás para manter o equilíbrio do organismo.

NO: Pode compartilhar com a gente um exemplo de refeição equilibrada e fácil para fazer em família?

CD: Quanto maior o consumo de cores e variedade alimentar entre os alimentos in natura você conseguir incluir na sua dieta diária, você já garante uma defesa melhor para o seu organismo. Segue uma dica fácil para isto acontecer: inclua cinco porções por dia, sendo três de frutas e duas de vegetais de cores variadas.

Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.

Alimentos como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e fígado.

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

Quer conhecer mais sobre o trabalho da nutricionista Cristiane Durante?

Entre em contato através do cel. (11) 991324099 ou

E-mail: crisnutrition@htmail.com

Endereço dos Consultórios:

Rua Saint Hilaire 87 – Jardim Paulista. São Paulo -SP

Rua Capitão Daniel Peluso 181. Bragança Paulista – SP

 

Ilustração: Freepik


FAÇA A SUA DOAÇÃO