No dia do fotógrafo, 8 de janeiro, contamos a história da Galera do Click como forma de homenagem. 

Tudo começou quando a Sandra Reis percebeu que, apesar do seu filho, Felippe Reis, sempre ter sido bem tratado por todos na escola, ainda sentia falta de amigos. Ele tem síndrome de Down e sempre estudou em escola regular. A mãe notava que ele queria ter amizades para além da escola, como ela mesma contou: “batia o sinal e os colegas da escola não lembravam mais dele”. O Felippe sentia falta da sua própria turma.

Fotógrafa profissional, ela passou a levar o filho para os seus trabalhos, como assistente. A mãe o orientava e ensinava as técnicas, e assim ele passou a fotografar ao seu lado. Só há uma regra desde o início: “não pode chamar de mamãe no horário de trabalho”, contou ela.

A partir daí surgiram os primeiros passos do projeto Galera do Click, em 2013. O Projeto nasceu do sonho da Sandra em fazer algo tão óbvio, mas que raramente é feito, que é abrir portas e possibilidades, transformando a maneira de olhar o jovem com Síndrome de Down.

O projeto teve início com aulas de fotografia gratuitas, ministradas pela Sandra em seu estúdio fotográfico e em aulas externas. Hoje, com 80 alunos, tem a fotografia trabalhada de forma lúdica. As aulas permitem que eles ganhem conhecimento sobre os diferentes tipos de luz, composição, enquadramento e direção.

As aulas estimulam a criatividade, a percepção sobre o outro e sobre si próprio. Também exercita os diferentes tipos de olhares, e o olhar de cada um sobre o mesmo foco. Além da parte técnica, o projeto contribui para que eles melhorem a autoestima, se desenvolvam socialmente e ganhem autonomia.

No curso, através das aulas de fotografia, os alunos capturam com suas lentes momentos e absorvem sentimentos. A “Galera do Click” une fotografia, superação e muito alto astral, seguindo o tão conhecido slogan “O que é especial merece ser fotografado”.

Foto: Reprodução Facebook

O projeto é social e aceita contratação, então se precisar de uma cobertura fotográfica, já sabe, pode procurar a Galera do Click. Eles também aceitam doações de equipamentos, que são sempre necessários e bem-vindos. Além de formar profissionais, a Sandra deseja que a fotografia seja para seus alunos um instrumento de empoderamento, para que eles sintam-se úteis, produtivos, e valorizados.

Agora, entre os 80 alunos, 15 alunos fazem parte da turma avançada, com aulas mais específicas e assuntos mais técnicos, inclusive com a presença de fotógrafos de renome presentes, ministrando algumas aulas. Para o futuro o desejo é crescer e sempre batalhar para eles serem reconhecidos como fotógrafos profissionais. Isso por todos, pela sociedade, pelos pais, por outros fotógrafos, pelos clientes e pelas empresas.

Como a própria Sandra explica: “A Galera do Click é hoje uma empresa social”. Eles trabalham para ganhar, são profissionais. São seis anos crescendo a cada passo, conquistando credibilidade. Há algumas empresas que acreditam no trabalho e chamam os profissionais para trabalhar com exclusividade, sem que haja outros profissionais. Isso é muito importante, ter o trabalho reconhecido e respeitado.

Quer conhecer esse trabalho? Acesse: http://galeradoclick.org/

 

 

 

 


FAÇA A SUA DOAÇÃO