No último domingo (17), o projeto Bike Art, idealizado pela ONG Nosso Olhar, foi destaque no Programa Ressoar, da Record News. Com foco em notícias do terceiro setor, o programa está no ar desde setembro de 2005, é apresentado pela jornalista Renata Alves e aborda temas como cidadania e inclusão social. A reportagem exibida destacou o Bike Art por seu trabalho de inserção de jovens com síndrome de Down no mercado de trabalho e pelo incentivo à arte.

Na introdução do programa o destaque foi para o trabalho da artista Rita Caruzzo, responsável por encubar as jovens Bia Reis e Joana Mocarzel, passando as suas técnicas de pintura, que resultaram em duas belas obras de arte. Depois, a reportagem trouxe a fala da fundadora da ONG, Thaissa Alvarenga, que explicou o propósito do projeto e como funcionam as vendas em pontos comerciais. Ela falou sobre o emprego apoiado e apresentou a primeira beneficiaria do projeto, a Vanessa, que trabalha em uma das bikes vendendo chocolates da Gold & Ko e artesanatos da Fita que Faz, em um ponto de shopping.

O projeto já beneficiou mais de dez famílias através do emprego apoiado, com participações em eventos, ações e pontos fixos. Além disso, os colaboradores passaram por uma capacitação que preparou supervisores e vendedores para trabalhar com o público. Lançado em julho de 2019, o Bike Art tem como intuito mobilizar a sociedade e gerar empregos. Ele funciona em duas etapas.

Na primeira etapa, os jovens são encubados por renomados artistas plásticos e produzem suas própias obras de artes. Na segunda parte, jovens com síndrome de Down vendem chocolates da marca Golden &Ko e artesanatos da marca Fita que Faz em bicicletas customizadas por grandes artistas, em pontos comerciais de São Paulo. Juntos às bikes ficam expostas as obras produzidas na primeira etapa.  Hoje, as bikes estão ativas nos shoppings: Cidade São Paulo, Tietê Plaza e Granja Vianna.

Para o próximo ano a ideia é trabalhar a expansão do projeto e estar em mais pontos. A ONG trabalha ainda com uma bicicleta menor, a Bike Truck, que tem o mesmo intuito de geração de emprego. Por ter tamanho menor ela pode ser contratada para eventos, sempre com a presença de jovem com síndrome de Down prestando serviço.

Assista ao programa logo abaixo:


FAÇA A SUA DOAÇÃO