No último domingo (08), foi lançado o Guia do bebê com T21. Organizado pela fisioterapeuta, Roberta Mustacchi e pelos médicos, Patrícia Salmona e Zan Mustacchi, o guia reúne muitas informações, desde a primeira notícia até a pré-alfabetização, passando ainda por assuntos como saúde, desenvolvimento e terapias. No lançamento, os organizadores que são referências no atendimento de crianças com síndrome de Down fizeram uma sessão de autógrafos e tiraram fotos com o público presente.

Lançado pela editora Memnon, o livro tem um rico conteúdo feito por diversos profissionais especializados na Trissomia do 21. O guia reúne dez capítulos que se dividem em subtemas. Logo no início, um texto assino pela Mônica Xavier – fundadora do Instituto Empathiae- traz um sentimento de acolhimento e ao mesmo tempo encoraja. O capítulo de abertura introduz a primeira notícia dada aos pais e familiares. O segundo explica o que é a Trissomia do 21 e traz ilustrações, tabelas e informações com muitos detalhes.

Já o terceiro capítulo traz informações sobre a pediatria, reflexões sobre o atendimento e as avaliações feitas pelo médico. Pensando no desenvolvimento, o quarto capítulo apresenta o trabalho de fonoaudiologia, que apresenta as dificuldades na amamentação e explica sobre os estímulos em cada fase. Na sequência, o quinto capítulo apresenta o trabalho da fisioterapia e o desenvolvimento motor do bebê.

A psicomotricidade aparece no sexto capítulo com uma reflexão sobre a importância da educação física para a maturação e manutenção do desenvolvimento motor. Logo depois, o sétimo desenvolve o tema terapia ocupacional, trazendo o desenvolvimento cognitivo e o brincar. No oitavo capítulo se aprende sobre os aspectos odontológicos na T21. O nono fala sobre a escola, etapa que costuma trazer muitos questionamentos. Encerrando, o décimo capítulo apresenta os aspectos jurídicos, apresentando: documentos, direitos e questões sociais. Vale a pena ler e descobrir um pouco mais sobre essa primeira etapa da vida de uma criança com T21.


FAÇA A SUA DOAÇÃO